Em fevereiro de 1996, o Deep Blue se tornou o primeiro computador a ganhar uma partida contra o campeão mundial de xadrez Garry Kasparov”, assim começa o novo clipe da banda brasiliense Tartamudo“Countergambit”. É na premissa de máquina versus ser humano que o clipe está fundamentado, passando em uma partida de xadrez que tem como tabuleiro um Ableton Push, instrumento muito utilizado dentro da música eletrônica e que é uma das bases das músicas da dupla.

“Percebemos que o número de casas do Ableton era igual ao do xadrez e daí a ideia foi evoluindo. O Ableton é o software que usamos para gravar, arranjar e tocar ao vivo. É o coração do nosso processo criativo, tecnicamente falando, uma ferramenta muito versátil e adequada para nosso tipo de música, que é mais estruturada como a música eletrônica. O Tartamudo brinca com essa noção homem/máquina, também fazendo uma referência (ou reverência) ao Kraftwerk, que consideramos o grupo musical mais influente na música pop. Também se pode dizer que damos uma piscadela para o Daft Punk, famosos por tocar uniformizados e mascarados – e que também beberam na mesma fonte e fizeram as mesmas referências ao longo da carreira”, explica Wilton Rossi (guitarras, teclados, loops, baixo), uma das metades do Tartamudo, que ainda tem Zepedro Gollo (bateria eletrônica, loops, teclado).

A direção do clipe é de Zepedro, que tem uma longa carreira no cinema tendo trabalhado em filmes como “Se Nada Mais Der Certo” (2008), de José Eduardo Belmonte e “O Último Cine Drive-in” (2014), de Iberê Carvalho. No vídeo, a partida entre Garry Kasparov e o computador da IBM, Deep Blue, é reproduzido jogada por jogada, aumentando a tensão e o prazer para os amantes de xadrez. Processo visto apenas na série de grande sucesso da Netflix, “O Gambito da Rainha”.

A música e clipe também tem na inspiração para o nome uma jogada do xadrez, a “Contragambito de Albin”, que leva o nome do jogador romeno Adolf Albin que popularizou a jogada no fim do século XIX.

“O nome ‘Countergambit’ surgiu da ideia de um contra-ataque no xadrez, onde o jogador das peças pretas responde a um gambito das brancas com um novo gambito, oferecendo uma peça menor de olho em outra maior do adversário. “Extrapolando para a música, o contraponto é quando duas ou mais linhas melódicas dialogam – ou duelam – harmonicamente. Podemos dizer que, nesse sentido, o título diz muito sobre nosso trabalho. Vamos acumulando de maneira muito livre diversos elementos que devem conversar entre si. Essa música é a que consideramos mais representativa do som do Tartamudo e foi por essa razão a escolhida como abre-alas do nosso álbum. Nela vemos a presença da música eletrônica e do rock, da repetição insistente e do desvio dissonante, das camadas que vão se sobrepondo enquanto a música toma corpo, dos loops se repetindo e se acumulando, levando a música para rumos inesperados”, comenta Wilton.

Wilton Rossi é também um velho conhecido da cena da capital federal, foi guitarrista da banda Divine, lendária na formação do rock de Brasília dos anos 1990. Na virada do milênio, a Divine, que tinha em seu centro a dupla criativa formada por Wilton e Claudio Bull, derivou para a Superquadra.

E o loop é o ponto central do primeiro disco da banda, intitulado “A loop is a loop is a loop” previsto para sair ainda no segundo semestre deste ano. O que dá um belo spoiler do que quer dizer o nome da banda: Tartamudo. Tartamudo é aquela pessoa que tem dificuldade na fala e, portanto, gagueja. Ou seja, ela repete algumas palavras ou sílabas, enquanto a dupla brasilense repete os sons.

Countergambit-capa-final.jpg

 

Confira a música “Countergambit” nas principais plataformas digitais.

Mais sobre Tartamudo

Tartamudo é um duo de multi-instrumentistas com foco na criação de camadas musicais repetitivas, desenvolvendo  sonoridades que variam de criações ruidosas e baseadas na distorção até melodias ambient sensoriais e imersivas.

As influências do duo vão da repetição do krautrock (Neu!, Kraftwerk, Can), à música minimal e aos tape loops da avant garde (Philip Glass, Steve Reich, Terry Riley), ao ruído da No Wave e do Velvet Underground, chegando até à linguagem visual do cinema experimental (Chris Marker, Kenneth Anger, Robert Frank).

Tartamudo é música na sua forma mais primitiva, algo que opera no seu corpo com base no volume e na repetição. É uma busca por algo mais elementar e primal. Provavelmente sua pulsação vai se acelerar e seu corpo vai se mover, quer você queira ou não.

Tartamudo é  Zepedro Gollo (bateria eletrônica, loops, teclados) e Wilton Rossi (guitarras, teclados, loops, baixo).

 

Redes Sociais

 

SoundCloud: https://soundcloud.com/tartamudobsb

Instagram: https://www.instagram.com/tartamudomusic/

Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCpATyBH4pfOZalKPC5e4nGg/featured

Deixe um comentário

Free website traffic