A 5ª edição do festival Novas Frequências, principal evento regular de música avançada e música exploratória da América do Sul, acontece entre os dias 1 e 8 de dezembro no Rio de Janeiro. Estão previstos cerca de 30 artistas de diversas partes do mundo em atividades que incluem shows, performances e instalações de arte sonora, discussões, oficinas, residências artísticas e, pela primeira vez, uma mostra de filmes e um hacklab.
Além das 5 atrações confirmadas hoje, o festival já havia anunciado: Mika Vainio (Finlândia), Phill Niblock & Thomas Ankersmit (Estados Unidos e Holanda), Quiet Ensemble (Itália), Timespine (Portugal) e o brasileiro Thingamajicks. A programação completa do festival, assim como o início das vendas, será divulgada em meados de outubro.
Membro da rede internacional de festivais de música avançada ICAS, o Novas Frequências tem idealização dos produtores culturais Chico Dub (curadoria e direção artista) e Tathiana Lopes (direção de produção e produção executiva), é realizado pela Cardápio de Ideias Comunicação e Eventos e conta com o patrocínio da Oi, do Governo do Rio de Janeiro, da Secretaria de Estado de Cultura e da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro. O apoio cultural é do Oi Futuro.
Trata-se de um evento gigantesco que traz nomes nacionais e internacionais de artista desse meio – experimental -, que provocam experiências sonoras, em sua maiores gratuitas e ou bem acessíveis, ao público.
Os ingleses do King Midas Sound, que fazem um som diferente, que mistura dubstep e dance. Eles já são bem conhecidos na Europa, e vêm ao Brasil pela primeira vez!
Conheça o som deles: