10335916_1420152458254965_398931899_n

 

World Electronic Music Day (WEMDay), uma organização sem fins lucrativos, cujo objetivo principal e aproximar o programa “Millenium Development Goals” (“Objetivos de Desenvolvimento do Milenio”) das Nações Unidas ao setor da Música Eletrônica, celebra o centenário do nascimento deste género com os netos de Luigi Russolo, músico considerado como a pai da Música Eletrônica na cidade natal do compositor.

O evento, comemorando o centenário do show “A Arte Do Barulho”, aconteceu no “Teatro Communale Luigi Russolo” na cidade de Portogruaro, em Veneza.

A equipe da WEMDay entregou um Vinil Honorífico WEMDay aos netos de Russolo, Luciano Valle e Ricardo Bocato. World Electronic Music Day queria mostrar-lhes seu apoio nesta importante data.

10306802_1420152454921632_1006532212_n

A Arte Do Barulho

Luigi Russolo é considerado o primeiro compositor de Música Eletrônica da historia pelos seus “shows de barulho”. No dia 21 de Abril de 1914, o músico Italiano, incluiu num dos seus shows uma maquina de barulho que ele mesmo tinha inventado, chamada Intonarumori ou “Entonador de Baruhlos” em portugués, duramente criticado na época pela introduição na música de uivos,barulhos e murmurios que eram ativados manualmente e projetados com vento e megafones.
“A Arte do Barulho” e considerado um dos mais importantes e influentes textos referentes a estética musical.

A Música Eletrônica unida num dia global

WEMDay quer aproximar todo o setor da música eletrônica aos Objetivos do Milênio das Nações Unidas, apelando atenção de fãs, Djs, clubes e festivais de música de todo o mundo no mesmo dia. A música eletrônica na sua maior expressão cultural e de transformação social e não só como um motivo de ócio e negócio. Em só cinco meses, já há mais de 250.000 fãs ao redor do mundo já acham possível a união do setor.

Na primeira fase da campanha 40 clubes espanhóis se uniram para celebrar o Dia Mundial da Música Eletrônica o próximo 21 de abril de 2015. Razzmatazz-Barcelona, Fabrik-Madrid, Kohtao-Valencia, Metro-Alicante, ou Sonora em Bilbao já são clubes WEMDay. Espontaneamente, Djs internacionais que tocaram nesses clubes como Chris Liebing, Andrew Grant, Josh Wink, Nick Curly, POPOF, Ambivalent, Modestep e Barem, entre outros, já se uniram à WEMDay; assim como outros jovens Dj’s e produtores Espanhois do panorama nacional e internacional, com grande sucesso mediático como Edu Imbernon, Los Suruba, AFFKT, ou Krostok e DJ Nano.

E a grande sede da Musica Eletrònica, Ibiza, claro, com clubes como Pacha, Space, Privilege e Ushuaia, que ja apoiam varios projetos sociais com Ong’s internacionais e locais, trabalham agora tambem com WEMDay pra comunicar os Objetivos do Milènio.

“Os jovens querem se divertir por enquanto construem um futuro. Os lideres deveriam nos apoiar nesta missão de consolidar este dia como o Dia Mundial Da Música Eletrônica. Esta música é cultura, como é o Rock, o Pop ou a Música Clasica”, disse o Director da WEMDay, José Lindo, quem vê cada vez mais perto o estabelecimento do 21 de Abril de 2015 como esse dia, graças ao grande sucesso da campanha nas redes sociais de David Guettta, primeiro Dj Embaixador Humanitário, ajudando as Nações Unidas com o desastre em Filipinas.

 

10306977_1420152451588299_1879220724_n

 

Os projetos de Haití e a República Dominicana

O equipe da WEMDay trabalhará este ano divulgando a iniciativa. No percurso de 2014, a organização estará nos mais importantes eventos de eletrônica, como os Music Days em Madrí, ou o Sónar em Barcelona. Ao mesmo tempo desenvolvendo a plataforma www.wemday.tv, una canal que retransmitirá Dj sets ao redor do Mundo ao vivo a través das revolucionarias Google Glass.

Os fãs da Musica Eletrônica poderão disfrutar da WEMDay.tv por só 1 dólar por ano, que será diretamente depositado no UN-PEI Poverty and Environment campaign.

As doações serão destinadas exclusivamente a diferentes campanhas caritativas em Haiti e a República Dominicana, e outras campanhas que procurem apoiar a consecução dos Objetivos Do Milénio das Nações Unidas, que variam entre a detenção da propagação do AIDS e a consecução da educação básica universal.

Deixe um comentário

CAPTCHA
Change the CAPTCHA codeSpeak the CAPTCHA code
 

Free website traffic